Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do Sol - Signos e Casas


O BRILHANTE SOL


“A força fundamental da vida e do espírito,
se comportando de acordo com sua posição,
dominando em todos os momentos de quietude”.




The Sun is the center of the solar system.O SOL é o centro do sistema solar. All life revolves around it. Toda a vida gira em torno dele. In the same way, the ego is the center of personal identity and gives integration and continuity to individual experience. Da mesma forma, o ego é o centro da identidade pessoal e dá continuidade à integração e experiência individual. In this sense, it might be said that the Sun in astrology reveals a person's character and is the prime indicator of what the individual is trying to achieve. Neste sentido, pode-se dizer que o Sol em astrologia revela o caráter de uma pessoa e é o principal indicador de que o indivíduo está tentando alcançar. This is the fixed pillar at the center of the person around which all else circulates or revolves. Este é o pilar fixo no centro da pessoa em torno do qual tudo circula ou gira.

O Sol é o corpo celeste mais importante para a nossa existência na Terra, e de longe a maior em nosso sistema solar. Também na astrologia a sua importância muito superior à dos outros corpos celestes.




Quando falamos sobre o nosso signo do zodíaco ou signo, na verdade referem-se à posição do sol no momento do nascimento. Aqueles que são de Áries têm o Sol em Áries em seu horóscopo, e assim por diante.



Na Astrologia o Sol representa o centro do nosso ser, o princípio criador inerente a cada pessoa. É ele que nos dá a luz, calor e vida. Representa a força de vontade, energia, ambição, dignidade, auto-confiança, poder, vitalidade, criatividade, figuras de autoridade e, em particular, a figura paterna.

SOL ® Força vital – Poder - Ego – Centro da identidade e propósito na vida – Reconhecimento – Orgulho – Calor – Luz – Alegria de viver – Paternidade – Criatividade – Filhos – Crianças – Prazeres – Divertimentos – Autoridade - Poder de dirigir a energia – Coração – Padrões elevados - O CRIADOR.

Um Sol bem posicionado no mapa astral confere nobreza de sentimentos, generosidade, coragem, força de vontade, sucesso e prestígio. Um Sol debilitado indica comportamento arrogante, orgulhoso e desdenhoso. Num mapa natal masculino o Sol indica como a pessoa se identifica com o arquétipo homem, como ele afirma a sua autoridade. Num mapa natal feminino o Sol fornece informação quanto ao modelo masculino ideal que a pessoa procura. Descreve o grande amor da mulher, o arquétipo deste amor.

As regras do Sol sobre sua personalidade básica, a maneira como você é antes de você se envolver em algo que desperta outra força planetária. O horóscopo é coisa dinâmica. Os planetas são forças, energias, com seus traços particulares e modos de expressão. Mas o Sol é neutro em si mesmo, para que se torne brilhante, devemos ver a sua posição no horóscopo. Por exemplo, o sinal do zodíaco que está dentro, mas também é influenciado por todos os aspectos de outros planetas. Normalmente, é quando nós relaxamos e nos envolvemos com algo de especial que expressamos nossa posição do Sol.  

Seu Pai, o Sol no horóscopo também mostra muito sobre sua relação com seu pai, ou a figura do pai em sua família. Assim como, a Lua mostra a sua relação com sua mãe, e a todos os aspectos entre os dois em seu horóscopo mostra sua relação com o outro, pelo menos, uma vez que vem através de você. Os homens tendem a se identificar com seu pai, pelo menos quando adultos. Muitas vezes as mulheres fazem o mesmo com suas mães. Também é bastante comum que os homens achem as mulheres que estão próximas um pouco semelhante as suas mães, como mostrado pela lua em seus horóscopos. Novamente, as mulheres tendem a fazer o mesmo com seus maridos: elas são atraídas por homens com alguns links para o Sol do seu horóscopo.      Não é certo, porém, e isso depende bastante no horóscopo como um todo. Outros fatores podem alterá-lo.




Independentemente da posição que o Sol ocupa num mapa, a necessidade de auto-expressão é canalizada para o exterior através do signo e da casa onde se encontra. O seu posicionamento e aspectos indicam o grau de vitalidade que a pessoa dispõe e também a sua nobreza ou pobreza de caráter.



O Sol representa o centro, a consciência, a luz, a criatividade e a força de vida. Em astrologia representa a pessoa do mapa, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, algumas vezes representa o pai, a saúde, a vitalidade, a ação, a realização, é a vontade objetiva (V.O.), o masculino, o Yang, a energia vital, etc.

The sign placement of the Sun indicates how your natural drive and ambition are going to be directed.

A colocação do Sol indica principalmente como a unidade natural e ambição vão ser direcionadas. The sign of the Sun is the most primary indicator of the forms of experience you are attracted to. O signo do Sol é o indicador mais primário das formas de experiência da qual somos atraídos. Further, this most important placement shows how and why you are attracted to these experiences. Além disso, esse posicionamento mais importante mostra como e por que você é atraído por essas experiências.The house placement of the Sun sign shows the primary area of expression for the individual in life.



O Sol é a energia que usamos para expressar nossa vitalidade, é o eixo de nossa personalidade. O Sol determina como se processa nossa ação e nossa expressão criativa. Ele diz como nossa consciência é manifestada. Diz ainda como vislumbramos o universo paternal e masculino.



Signo que rege – Leão
Detrimento - Aquário
Casa associada – Quinta casa.
Rotação ao longo do Zodíaco – um ano
Metal: Ouro.
Runas: Sowelu, Kano, Dagaz.
Tarô: O Sol.
Mitologia:
na mitologia grega, e na tradição celta: Belenos, o deus Sol.
Simbologia: O ouro, o coração, a coroa, o trono, o fogo e a lança.
Personificação: Reis, governantes, gurus, mestres, pai.
Associações – Pai, Chefe, Patrão, Presidente, Objetos de valor, Jogos, Criatividade.
Carreira – Diretor, Administrador, Magistrado, Ourives, Professor. Cargos de liderança.
Fisiologia – Sistema cardiovascular, costas, coluna vertebral, artérias, circulação do sangue.
Saúde: O Sol, tradicionalmente, rege o coração, as costas, o olho direito do homem e o esquerdo da mulher, e a coluna vertebral. Também relacionado ao timo, uma glândula endócrina situada atrás da extremidade superior do esterno, que é muito importante durante a primeira infância e puberdade, aparentemente está ligada à imunização do corpo contra as bactérias.


Aspectos positivos – Confiança – Vitalidade – Energia – Criatividade – Ambição – Força – Integridade – Auto-Expressão – Independência – Dignidade.


Aspectos Negativos – Complexo de superioridade – Orgulho – Vaidade – Arrogância – Egoísmo – Narcisismo – Exibicionismo – Necessidade de atenção.


De nossa perspectiva geocêntrica, o sol se move em torno do zodíaco inteiro em um ano, passar um mês em cada signo. As datas para cada signo diferem ligeiramente de ano para ano, dependendo do nosso sistema de anos bissextos. O sol em cada signo, mas cada mudança de um signo para o próximo pode ser diferente por dia. Em casos raros, dependendo do seu momento exato do nascimento, ela pode ser diferente de dois dias. Então, se você nasceu em torno da data da mudança de um signo para outro, certifique-se de verificar o seu horóscopo exato. O Sol reina sobre Leo, o que significa que ele tende a ser o mais óbvio e executável aqui. Exalta em Áries, outro sinal do elemento fogo. Não há nenhum sinal onde o sol é particularmente enfraquecido ou alienado. Veremos mais adiante o Sol e suas características.







SOL e os SIGNOS
SOL EM ÁRIES

 

Palavra-chave:  Empreendedor – Sol está em exaltação em Áries

Militante, obstinado e ambicioso, você é rápido, dinâmico e entusiástico. Você é um líder, não um seguidor, e se sai bem em cargos de autoridade e gerência. Ë um excelente artesão. Você gosta de seguir o seu caminho no seu ritmo, é presunçoso e às vezes até mesmo arrogante. Pode ser insensível às necessidades dos outros, entretanto raramente guarda rancor. Sua patente autoconfiança pode ocultar um profundo sentimento de inadequação. Seu objetivo é a liderança enérgica.

Pessoas Ilustres: Presidente Thomas Jefferson, dançarino Arthur Murray, jornalista esportivo Howard Cosell, cantora Diana Ross, ator Warren Beatty.

E mais...

Airton Senna, Xuxa Meneghel, Roberto Carlos, Chico Anysio, Emerson Fittipaldi, Tony Ramos, Ana Maria Braga, Vanessa Diácomo, Adolf Hitler; Elton John; Mariah Carey; Manuel Bandeira; Augusto dos Anjos; Eric Clapton; Marlon Brando; Francis Ford Coppola; Monteiro Lobato; Cazuza; Getúlio Vargas; Charles Chaplin; Leonardo da Vinci; Vincent Van Gogh;  Lima Duarte; Otto von Bismarck; Émile Durkheim; William Harvey; Sophie Germain; Wojciech Has; Milan Kundera; Charles Fourier; Bronislaw Malinowski; Gabriela Mistral; Billie Holiday; Gerhard Schröder; Russell Crowe; Cacilda Becker; Helmut Kohl; Ademir da Guia; Raul Pompéia; Walter Salles; Carlos Magno; Émile Zola; Max Ernst; Gerard Way; Matthias Schleiden; Charles Baudelaire; Vicente de Carvalho; Quentin Tarantino; René Descartes; Johann Sebastian Bach; Akira Kurosawa; Pierre Simon; Laplace Botticelli; Francisco Goya; Emma Watson; Ritchie Blackmore; Maurício Mattar; Renato Russo; Antônio Fagundes; Gary Oldman; Hayden Christensen; Dennis Quaid; Ewan McGregor; Eric McCormack; Eddie Murphy ...


SOL EM TOURO


Palavra-chave:   Prático

Persistente, determinado e cauteloso, você caminha devagar e precisa de tempo para se adaptar a novas idéias. Como gosta de arte e música, pode sobressair-se nesses campos. Firme e retentivo, você raramente dispersa suas forças. Prefere assumir responsabilidades de forma séria e prática. Gosta de viver bem e sente profunda necessidade de ter sólidos alicerces, muitas vezes baseados em segurança financeira. Obstinado, demora a se zangar mas, quando o faz, fica furioso. Simpático e compreensivo, ê um amigo fiel mas um inimigo implacável.

Pessoas Ilustres: Cantora Barbra Streisand, jogador de baseball Willie Mays, editor William Randolph Hearst, cantora Ella Fitzgerald, maestro Zubin Mehta.

E mais...

Balzac, George Lucas, Karl Marx, Raí, Bono Vox; Cher; Herbert Vianna; Lima Barreto; Pierre Bouvier; Jack Nicholson; Orson Welles; Dorival Caymmi; Salvador Dali; Íker Casillas; Floriano Peixoto; Jorge Bem; Jor Sigmund Freud; Fred Astaire; José de Alencar; William Shakespeare; Lulu Santos; Fausto Silva; David Beckham; Patrick Stump; Miranda Cosgrove; Mike Dirnt; William Moseley; Duda Nagle; Vanderlei Luxemburgo da Silva; Juan Pablo Sorín; Saddam Hussein,…


SOL EM GÊMEOS



Palavra-chave:  Ágil

Sensível, conversador, vacilante e simpático, você precisa cultivar a persistência, ou a sua inquietação vai inibir a verdadeira realização. A variedade é o tempero da sua vida. Você gosta de socializar, e tenta evitar o emocionalismo profundo. É eloqüente, gosta de ler e tem muitos hobbies.
Pode ser indefinido e irresponsável, e precisa mudar de cenário constantemente.
É bom canalizar a sua capacidade e o seu talento para comunicações, para que não se torne um tagarela vazio.

Pessoas Ilustres: Escritor Ralph Waldo Emerson, atriz Marilyn Monroe, pianista ErrollGarner, presidente John F. Kennedy, ator Errol Flynn, advogado F. Lee Bailey, ator Tony Curtis.

E mais...

Alanis Morissette; Angelina Jolie; Anne Frank; Bob Dylan; Chico Buarque; Clint Eastwood; Débora Bloch; Dolores Duran; Eduardo Moscovis; Elizabeth Hurley; Erasmo Carlos; Eriberto Leão; Eric Hobsbawm; Ernesto Che Guevara; Fernando Henrique Cardoso; Fernando Pessoa; Garcia Lorca; Gustave Courbet; Isadora Ribeiro; Jacques Cousteau; Jean Alesi; Jean Paul Sartre; John F. Kennedy; John Wayne; Johnny Depp; José Lins do Rego; Kadu Moliterno; Leonardo Shayenne; Marilyn Monroe; Marquês de Sade; Miles Davis; Naomi Campbell; Nicole Kidman; Paul McCartney; Richard Wagner; Robert Schumann; Rubens Barrichello; Sebastien Lefebvre; Kiko Loureiro; Donald Trump;... 

SOL EM CÂNCER


Palavra-chave:  Sensível

Você tem uma ligação inata com o seu lar e a sua família, e é patriótico, maternal e imaginativo. Embora tranqüilo, consciencioso e receptivo, você se preocupa profundamente com o que os outros pensam a seu respeito. Você precisa se sentir necessário, e através do autêntico interesse pela humanidade pode vencer a sua timidez natural. Você gosta de cozinhar e de receber amigos, e é um colecionador voraz. Quando necessário, pode se tornar manipulativo para conseguir seu objetivo, que é a segurança emocional.
Você precisa ter um refúgio tranqüilo, pois suas respostas às influências do meio são muito intensas.

Pessoas Ilustres: Escritor Henry Dayid Thoreau, ator Bill Cosby, compositor Oscar Hammerstein, escritora Pearl Buck, pintor Rembrandt van Rijn, ator Bob Grane.

E mais...

Raul Seixas; Helena Louro; George Michael; Dalai Lama; Ringo Starr; Ana Paula Arósio; Princesa Diana; Isabeli Fontana; Joana Prado; Luigi Baricelli; Machado de Assis; Santos Dumont; Marisa Monte;  Fernanda Lima; Matthew Fox; Sylvester Stallone; Toquinho; Gilberto Gil; Mike Tyson; George W. Bush;
Gisele Bündchen; Tom Cruise; Sérgio Reis; Harrison Ford; Nelson Mandela; Tom Hanks; Lilia Cabral; Elza Soares; Courtney Love; João Guimarães Rosa; Pablo Neruda; Dercy Gonçalves; Alexandra Gonçalves; Meryl Streep; Maguila; Camilla Parker-Bowles; Galvão Bueno; Susana Werner; Giorgio Armani; Princesa Alexandra de Hannover; Sheila Mello; Tânia Khallil; Principe Willian; Monique Evans; Edward A. Murphy; Lindsay Lohan; Pamela Anderson; Robbie Williams; Ellen Rocche; Anjelica Huston; Ramsés Zinedine; Zidane;...

SOL EM LEÃO



Palavra-chave:   Auto-expressivo -  Sol está em dignidade em Leão

Você é um líder natural com muitos amigos. É ativo, generoso, jovial e otimista. Apesar de sua autoconfiança e de sua dignidade, você tem muito medo de ser ridicularizado ou desacreditado. Afetuoso, gosta de demonstrar seus sentimentos. Embora possa não ter muitos filhos, você gosta de crianças, que reagem calorosamente à sua presença. A paciência não é a sua qualidade mais forte, e você precisa aprender a disciplinar o seu entusiasmo ígneo e a sua abordagem excessivamente dramática da vida. Você não se deixa pressionar, mas é muito suscetível à lisonja. Criativo e emocionalmente exuberante, pode se tomar um bom ator ou professor, e sabe aproveitar a vida.

Pessoas Ilustres: Atriz Lucille Ball, imperador Napoleão Bonaparte, atriz Mae West, ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis, pintor Andy Warhol, ...

E mais...

Alfred Hitchcock; Fidel Castro; Napoleão Bonaparte; Andy Warhol; Jorge Amado; Antonio Banderas; Louis Armstrong; Ney Matogrosso; Arnold Schwarzenegger; Madonna; Osvaldo Cruz; Bill Clinton; Mário Quintana; Robert de Niro; Caetano Veloso; Mick Jagger; Roman Polanski; Stanley Kubrick; Basílio da Gama; Harry Potter; Zelda Fitzgerald; Simon Bolivar; Amelia Earhart; Gene Kelly; George Bernard Shaw; Carl Jung; Aldous Huxley; Jim Davis; Henry Ford; J.K. Rowling; Emily Brontë; Percy Shelley; John Huston; Dustin Hoffman; Alexandre Dumas; Sean Penn; H.P. Lovecraft; Ruy Guerra; Davi Canabarro; Ray Bradburry; Dorothy Parker; Coco Chanel; Mata Hari; Jacqueline Kennedy Onassis; Robert Burns; Edward Norton; Charles Bukowski; Primo Levi; Sarah Brigthman;...


SOL EM VIRGEM


Palavra-chave:  Consciencioso

Modesto, discriminativo e solícito, tudo que você faz é bem feito. Você presta muita atenção nos detalhes. mas pode levar isso a extremos, tornando-se exigente, supercrítico e mesmo intrometido. Uma vez superada a sua modéstia, você será muito nítido em suas palavras e expressará bem as suas idéias. Gosta da rotina, é voltado para o serviço e muito responsável. É solícito, gosta de aprender e raramente aparenta a idade que tem.

Pessoas Ilustres: Atriz Greta Garbo, ator Gene Kelly, governador George Wallace, artista Grandma Moses, escritor H.G. Wells, chefe de gabinete da Casa Branca; Hamilton Jordan,...

E mais...

Agatha Christie; Greta Garbo; Nelson Rodrigues; Andrea Bocelli; Gustavo Kuerten; Paulo Maluf; ACM; Ingrid Bergman; Richard Gere; B. B. King; Ivan Pavlov; River Phoenix; Bocage; Johann Wolfgang von Goethe; Ronaldo Fenômeno; Clara Bow; Jorge Luis Borges; Sean Connery; Claudia Schiffer; Juscelino Kubitschek; Shania Twain; David Copperfield; Keanu Reeves; Sophia Loren; Elia Kazan; Leônidas da Silva; Stephen King; Fernando Sabino; Lyndon B. Johnson Tetsuo Hara Frei Betto; Madre Teresa de Calcutá; Tim Burton; Glória Pires; Michael Jackson; Yasser Arafat; Luís XIV; Tarço Murilo; Tom Felton; Freddie Mercury; Condorcet; Paulo Coelho; Elisabete I; Emilinha Borba; Cameron Diaz; Calígula Tutmés; Ryan Ross; Spencer Smith; Jon Walker; Liam Gallagher; Hugh Grant;...


SOL EM LIBRA


Palavra-chave:   Moderado – Sol está em  queda em Libra

Você acredita em acordos, o que o torna um bom diplomata. Você gosta de beleza e refinamento. Não gosta de sujar as mãos e geralmente evita qualquer trabalho que requeira isso. Encantador e companheiro, você funciona melhor em parceria. Geralmente casa cedo, e às vezes mais de uma vez. É sociável, afável, gregário, gosta de receber e de se divertir. A paz e a harmonia são importantes para você, que é capaz de grandes esforços para mantê-las.

Pessoas Ilustres: Primeira dama Eleanor Roosevelt, autora de livro sobre etiqueta Emily Post, jogador de baseball Mickey Mande, apresentador de TV Ed Sullivan, ator George C. Scott, presidente Dwight D. Eisenhower.

E mais...

Agnaldo Cardoso, militar da reserva do Exército, advogado, conferencista espírita e médium. É alagoano de São José da Laje, mas reside em Olinda, Pernambuco; Agnaldo Timóteo, cantor e político; Alan Pierre de Carvalho Miranda, ex-BBB; Alexandre Frota, ator; Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), André Marques, apresentador; Avril Lavigne, cantora; Brigitte Bardot, ex-atriz; Cláudia Abreu, atriz; Danielle Sobreira, modelo e assistente de palco; D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil; Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Monteiro Torres), atriz; Fernando Sabino, escritor; Glória Menezes (Nilcedes Soares Magalhães), atriz; Graham Greene, jornalista e escritor; Jacques Tati, cineasta; Jimmy Carter (James Earl Carter), ex-presidente dos Estados Unidos; John Lennon, músico, ex-líder dos Beatles; José Herculano Pires, escritor espírita; José Raul Teixeira, idem;
José Mayer, ator; Juan Domingo Perón, ex-presidente da Argentina; Julio Iglesias, cantor; Luiza Granato, modelo; Manuel da Nóbrega, padre jesuíta, fundador da cidade de São Paulo; Marcos Frota, ator; Margareth Menezes, cantora; Miguel de Cervantes, escritor; Miguel de Unamuno, filósofo e escritor; Patrícia Coelho, cantora, ex-Casa dos Artistas; Paulo Roberto Falcão, ex-jogador de futebol; Paulo VI (Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini), ex-papa; Prudente de Morais, ex-presidente do Brasil; Raimundo Fagner, músico; Ray Charles, músico; Sandra Alionço; Scheila Carvalho, dançarina; Tarcísio Meira (Tarcísio Magalhães Sobrinho), ator; Ulysses Guimarães, ex-deputado federal; Valéria Valença, ex-mulata Globeleza; Zé Elias (José Elias Moedim Júnior), jogador de futebol; Zé Ramalho, cantor e compositor.


SOL EM ESCORPIÃO


Palavra-chave: Investigador

Determinado, agressivo e astuto, raramente você fica passivo ou neutro diante de alguma coisa... Profundo, muitas vezes bastante misterioso e reservado, às vezes é ciumento, ressentido e mesmo vingativo. Seus poderes de recuperação são notáveis. Você busca a verdade; tem raciocínio atilado e mente penetrante, e essas qualidades permitem que disponha de muita autoridade sobre os outros. A ciência, a medicina ou qualquer área que exija pesquisas são um caminho adequado para você. A força de vontade e a persistência são os seus pontos fortes, e, apesar de ser um pouco retraído, quando provocado você pode se tomar falante e direto.

Pessoas Ilustres: Pintor Pablo Picasso, Mr. Universo Charles Atlas, jogador de baseball Roy Campanella, rainha Maria Antonieta, cantora Mahalia Jackson, líder religioso e assassino Charles Manson.

E mais...

Albert Camus; Graciliano Ramos; Pablo Picasso; Anthony Kiedis; Bill Gates; José Saramago; Carlos Drummond de Andrade; Leonardo DiCaprio; Rachel de Queiroz; Cecília Meireles; Lutero; Rui Barbosa; Demi Moore; Martin Scorsese; Ziraldo; Maradona; Milton Nascimento; Erwin Rommel; George Boole; Marieta Severo; Edwin Powell Hubble; Voltaire; Aziz Ab'Sáber; Roman Abramovich; Günther von Kluge; Paul Valéry; Joseph Goebbels; Karl Weierstrass; Erasmo de Roterdã; Julia Roberts; Sylvia Plath; Luiz Inácio Lula da Silva; Maurício de Sousa; Max Stirner; Domenico Scarlatti; Darcy Ribeiro; Belchior; Nelson Cavaquinho; Francis Bacon; James Cook; Garrincha; Benjamin Constant; Luis Felipe Scolari; Monique Coleman; Pelé; Fernanda Montenegro;...

SOL EM SAGITÁRIO


Palavra-chave: Vigoroso

Você é gregário e entusiasmado, e esposa princípios elevados tais como o amor universal e a paz mundial. Despreocupado, honesto, animado e otimista, às vezes você é agitado, descuidado ou extravagante. A sua tolerância permite-lhe trabalhar bem com todas as pessoas, que você aceita pelo que são Você é extrovertido, e a sua franqueza e a sua impaciência podem, sem querer, ferir pessoas mais sensíveis. Você gosta de esportes, da vida ao ar livre e de viagens. "Não me restrinja" poderia ser o seu refrão.

Pessoas Ilustres: Magnata Andrew Carnegie, maestro Arthur Fiedler, escritor Mark Twain, estadista Winston Churchill, escritora Louisa May Alcott, atriz Liv Ullman.

E mais...

Bruce Lee; Jimi Hendrix; Ozzy Osbourne; Beethoven; Steven Spielberg; Érico Veríssimo; Maria Paula; Vera Fischer; Frank Sinatra; Noel Rosa; Walt Disney; Jean-Luc Godard; Olavo Bilac; Woody Allen; Jim Morrison; Oscar Niemeyer; Andy Williams; Cássia Eller; Danielle Winits; Roberto Marinho; Deborah Secco; Sílvio Santos; Raven Symoné; D. Maria I, a Louca; Josef Stalin; Angélica; Miley Cyrus; Vanessa Hudgens; Cecília Dassi; Lucas Grabeel; Britney Spears; Ana P. Padrão; Brad Pitt; Katie Holmes; Eliana; Christina Aguilera; Tina Turner; Penélope Cruz; Anita Malfatti; Lucy Liu; Dom Pedro II; Nelly Furtado; Daryl Hannah; Julianne Moore; Gilberto Barros; Dulce María; Aaron Carter; Noam Chomsky; Roberta Close; Kim Basinger; Arnaldo Jabor; Jamie Foxx; Eva Wilma; Nostradamus; Michael Owen; Oliver Cromwell; Milla Jovovich; Ray Liotta; Keith Richards; Jane Fonda; Samuel L. Jackson; Adam Brody; Winston Churchill; Masami Kurumada; Katherine Heigl; Clarice Lispector; Aiolos de Sagitário; Pedro Kroeff;...


SOL EM CAPRICÓRNIO


Palavra-chave: Cauteloso

Ambicioso, sério e dedicado ao dever, a vida pode parecer-lhe difícil, mas no fim das contas você vence. Embora tenha autodisciplina, responsabilidade e praticidade, você pode às vezes cair na autopiedade.
A sua capacidade de raciocínio é excelente, e você possui um forte senso de propósito e de objetivo. Pode parecer austero e reservado no trato com os outros, mas, uma vez obtida a sua confiança, você é um amigo leal e constante.
Voltado para a sociedade, está disposto a trabalhar duramente em prol de qualquer coisa que deseje, e sua auto-estima é extremamente importante.

Pessoas Ilustres: Estadista Daniel Webster, missionário médico Albert Schweitzer, diretor do FBI J. Edgar Hoover, general Robert E. Lee, pianista Oscar Levant, presidente Richard Nixon, atriz Faye Dunaway.


E mais...

Jô Soares; Anthony Hopkins; Federico Fellini; Molière; Jude Law; David Bowie; Gérard Depardieu; Oswald de Andrade; Denzel Washington; Isaac Newton; Portinari; Ricky Martin; Edgar Allan Poe; Janis Joplin; Rita Lee; Ralph Fiennes; Orlando Bloom; Elvis Presley; Mao Tse-Tung; Simone; Simone de Beauvoir; Euclides da Cunha; Martin Luther King; Mel Gibson; Stanislaw Ponte Preta; Guilherme Fontes; Fernando Lopes; Stephen Hawking; Eliank Beltrão; Bob Bryar; Ricky Wilson; Rodrigo Forjaz; Zakk Wylde;...


SOL EM AQUÁRIO



Palavra-chave:   Inconvencional - Sol está em detrimento em Aquário

Original, independente, individualista e amante da liberdade, você pode ser rebelde e caprichoso se não lidar bem com essas características. Suas fortes preferências podem fazê-lo parecer teimoso e inflexível. Qualquer coisa diferente é um grande atrativo para você, e muitas vezes sente-se atraído para o oculto, a astrologia ou para causas de qualquer tipo. É mais fácil para você gostar de muitas pessoas do que de uma só, o que pode fazer com que pareça frio e distante. Imprevisível, curioso e intelectual, seu objetivo é expressar o conhecimento útil.

Pessoas Ilustres: Naturalista Charles Darwin, feminista Betty Friedman, aviador CharlesLindbergh, ator Hal Holbrook, cantora Marian Anderson, ator John Travolta.

E mais...

Abraham Lincoln; Adriano Leite Ribeiro; Alexander Wurz; Amado Batista; Ary Fontoura; Axl Rose; Brandon Lee; Benicio del Toro; Billie Joe Armstrong; Bob Marley; Boris Yeltsin; Bridget Fonda; Carlos Gamarra; Carmen Miranda; Carolina Ferraz; Charles Darwin; Christopher Hill; Clark Gable; Cristiano Ronaldo; Daiane dos Santos; Denise Richards; Djavan; Eddie Van Halen; Elijah Wood; Emma Bunton; Gabriel Batistuta; Guilherme Lobo; Galileu Galilei; Geena Davis; Gene Hackman; Graham Hill; Igor Gomez; Joãosinho Trinta; Jânio Quadros; Jennifer Aniston; John Travolta; Leonel Brizola; Leslie Nielsen; Maitê Proença; Marat Safin; Marcello Antony; Martinho da Vila; Michael Jordan; Mikhail Baryshnikov; Mozart; Nicolau Copérnico; Oprah Winfrey; Orkut Büyükkökten; Oscar Schmidt; Paris Hilton; Paul Allen; Paul Newman; Paulo César Carpegiani; Paulo Miklos; Phil Collins; Placido Domingo; Roberto Baggio; Robinho; Rogério Ceni; Romário; Ronald Reagan; Roosevelt; Sabrina Sato; Sandy; Shakira; Sidney Sheldon; Sylvia Saint; Thomas Edison; Thomas John Watson; Tom Jobim; Tom Selleck; Valentino Rossi; Yoko Ono; Zeca Pagodinho;...


SOL EM PEIXES


Palavra-chave:   Imaginativo

O sonhador do zodíaco, você é compassivo, tolerante, amável e amoroso.
Deixa-se facilmente influenciar pelos outros, porque não deseja ferir ninguém. Ë difícil, para você, tomar decisões, e precisa superar a sua vontade de fugir de tudo que seja difícil. Criativo, espiritual e muitas vezes místico, você pode ser indolente e não-prático. Pode aparentar não ter autoconfiança, mas com o seu jeito tranqüilo você consegue muitas coisas.
Encantador e simpático, é bondoso para com os que estão sofrendo e gosta de animais. Peixes, mais do que qualquer outro signo, vai tirar sua força ou sua fraqueza do resto do horóscopo.

Pessoas Ilustres: Poeta Edna St. Vicent Millay, poeta Elizabeth Browning, dançarino Rudolf Nureyev. dançarina Cyd Charisse, ator Sidney Poitier, advogado dos consumidores Ralph Nader.

E mais...

Albert Einstein; Ana Hickmann; Gilberto Freire; Nat King Cole; Alexander Graham Bell; José Mojica Marins; Glauber Rocha; Niki Lauda; Astor Piazzola;
Glenn Close; Pasolini; Castro Alves; George Harrison; Brian Jones; Heitor Villa-Lobos; Dinho; Elis Regina; Jerry Lewis; Steve Jobs; Elizabeth Taylor; Kurt Cobain; Victor Hugo; Gabriel García Márquez; Lucinha Lins; Yuri Gagarin; Infante Dom Henrique; George Washington; Michelangelo; Catia Machado; Anderson Lima; Heitor Villa Lobos; Alexandre Borges; Aparecida Liberato; Chuck Norris; Herman José; Juliana Silveira; Osama Bin Laden; Mark Hoppus; Danny Jones;...



As observações acima também se aplicam ao signo do Ascendente. Ao delinear o Sol, você precisa considerar não apenas o signo, mas também a Casa em que ele esteja colocado. Por exemplo: o Sol em Gêmeos na Oitava Casa vai se expressar com matizes de Escorpião, enquanto o Sol em Gêmeos na décima Casa vai adquirir uma aparência de Capricórnio, além das características de Gêmeos. Entretanto, com o signo de Gêmeos no Ascendente (cúspide da primeira Casa), a verdadeira personalidade geminiana vai se manifestar.

*Extraído de Curso Básico de Astrologia; Marion D. March e Joan McEvers





O setor da vida que o Sol se posiciona no nosso mapa astral, é o setor mais iluminado, é onde temos nossa maior fonte de energia vital. Ali ele traz uma força para que nós possamos brilhar e irradiar a luz de nossa consciência, mas também pode trazer algum orgulho e egocentrismo.

A casa astrológica onde o Sol se encontra irá revelar a área da vida onde a pessoa tem maior capacidade de brilhar ou se realizar. Por exemplo, um Sol no ascendente mostra uma personalidade ativa, determinada que busca prestígio pessoal. Todos nascemos com alguns dons inatos que o Sol pode vir a revelar ou despertar a seu tempo. Ele mostra o campo e o modo no qual ocorre a maior parte do desenvolvimento da nossa personalidade. Simboliza o caminho, a meta, bem como tudo aquilo que é essencial para nós.

Na casa astral em que estiver o Sol, significa a realização do indivíduo; e o signo em que ele estiver, significa a substância do indivíduo, a energia criadora, a auto-expressão, o consciente, favorece o trabalho profissional, a publicidade, as honrarias, os favores, as autoridades ou superiores em geral.
 
A colocação da Casa do Signo Solar mostra a área principal de expressão para o indivíduo na vida. There is a psychological, emotional, and physical significance to the house placement of the Sun. Há um significado psicológico, emocional e físico para a colocação da Casa do sol. Aspects to the Sun show ways that the core of the personality is linked to other component elements in the individual's life. Aspectos para as formas mostrar o dom que o núcleo da personalidade está ligada a outros elementos constitutivos, na vida do indivíduo. Aspects to the Sun have a deep and overriding significance in the life of the individual and are generally more important and more prominent than other aspects in the chart. Aspectos com o Sol têm um significado profundo e primordial na vida do indivíduo e são geralmente mais importante e mais proeminentes do que outros aspectos no gráfico de um Mapa.





<><><><> <><><><>

SOL e as CASAS
SOL NA PRIMEIRA CASA

Palavra-chave: Vital - exaltação acidental

Voluntarioso, confiante, otimista e contente, essa colocação intensifica o signo do Sol. Em geral a sua infância é feliz, sua constituição é forte e a saúde é boa. Você tem capacidade de liderança e gosta de dominar. É extrovertido, corajoso e entusiasmado, mas se houver muitos aspectos desafiadores pode ser ditatorial, egoísta e jactancioso. O Sol na primeira Casa assume muitas características de Áries.

Pessoas Ilustres: Governador Huey Long, presidente Lyndon Johnson, atriz Lucille Bali, diretor do FBI J. Edgar Hoover, ator Warren Beatty.



SOL NA SEGUNDA CASA

Palavra-chave: Financeiro

Você está numa constante busca de valores. Essa colocação indica a capacidade de atrair dinheiro, mas nem sempre você consegue conservá-lo.
Gosta de magnificência; as suas posses podem ser símbolos de status.
Geralmente você tem amigos influentes. Você vem de uma família bem situada financeiramente ou tem um genitor bem-sucedido. A extravagância e o sucesso financeiro são característicos dessa posição, mas também é importante que você aprenda a partilhar. O Sol na segunda Casa funciona muito como o Sol em Touro.

Pessoas Ilustres: Comediante Jack Benny, filósofo político Karl Marx, senador Edward M.Kennedy, atriz Ellen Burstyn, ator Robert de Niro, dançarino Joel Gray, cantora Beverly Sills.



SOL NA TERCEIRA CASA

Palavra-chave: Comunicativo

Observador, otimista, científico e flexível, você tem a capacidade de tomar as decisões certas na hora certa. Bom orador e bom escritor, gosta de se envolver com os assuntos das pessoas próximas e também de viajar.
Seus irmãos são importantes para você, e provavelmente o ambiente da sua infância foi feliz. Você tanto pode ser imparcial e depender de si mesmo, quanto arrogante e dominador. O Sol na terceira Casa funciona muito como o Sol em Gêmeos.

Pessoas Ilustres: Poeta Alfred Tennyson, secretário da Justiça Earl Warren, maestro Arturo Toscanini, poeta Carl Sandburg, astronauta Neil Armstrong, governador John Connally, cantor John Davidson.



SOL NA QUARTA CASA

Palavra-chave: Doméstico

Você tem fortes laços parentais e uma vida doméstica feliz, a não ser que haja muitos aspectos desafiadores; nesse caso, existe uma vontade de deixar o lar precocemente. Você goza de boa saúde na velhice. A colocação nessa Casa é excelente para todos os ramos imobiliários. Você tem uma grande necessidade de autoproteção, que pode vir à tona, em última análise, como necessidade de segurança. Essa Casa mostra as raízes do ser de uma pessoa, as profundezas não visíveis na superfície. O Sol na quarta Casa reflete muitas tendências do Sol em Câncer.

Pessoas Ilustres: Missionário médico Albert Schweitzer, pianista Liberace, atriz Greta Garbo, inventor Thomas Edison, colunista Jack Anderson, cantora Lena Horne.



SOL NA QUINTA CASA

Palavra-chave: Magnético - dignidade acidental

Forte, popular, criativo e auto-indulgente, você encontra grandes alegrias no amor e com as crianças. É bem sucedido com o sexo oposto e pode ter muito casos de amor. Você se dá bem com as crianças, mas dificilmente terá uma família grande. É provável que se expresse através da teatro, do ensino, da arte, dos esportes ou da especulação. Com aspectos difíceis, você pode explorar os outros ou ser um exibicionista. O Sol na quinta Casa funciona muito como o Sol em Leão.

Pessoas Ilustres: Escritora George Sand, ator James Dean, duque de Windsor, dançarino Fred Astaire, cantor Alice Cooper, músico John Lennon, editor Larry Flint.


Sol na casa V: Muitos filhos, prazer em ensinar e em divertimentos, “dolero”, pode receber troféu, medalhas.



SOL NA SEXTA CASA

Palavra-chave: Capaz

Você é bom trabalhador e bom organizador, e se orgulha de suas realizações. Determinado e leal, tem alto apreço pela beleza, pela dieta, pela saúde e pela higiene. Uma rotina regular é necessária para o seu bem-estar emocional. Atitudes positivas podem ajudá-lo a superar fraquezas físicas ou saúde deficiente. Você se dá bem tanto no campo assistencial como nos esportes. O Sol na sexta Casa é semelhante ao Sol em Virgem.

Pessoas Ilustres: Jogador de baseball Jackie Robinson, diretor de cinema Alfred Hitchcock, pugilista Muhammad Ali, cantor Glen Campbell, cantora Eartha Kitt, jogador de basquete Kareem Abdul Jabbar.



SOL NA SÉTIMA CASA

Palavra-chave: Companheiro

A parceria é a sua nota característica e você funciona melhor quando trabalha com outra pessoa. Entretanto, é preciso que aprenda que os desejos de seu parceiro são tão importantes quanto os seus. Como é fácil se dar bem com você, é popular e estimado. O casamento é importante para você, que vai se beneficiar de qualquer sociedade ou união. Se houver aspectos difíceis, esse posicionamento pode trazer notoriedade. Geralmente você tem sorte nos assuntos legais ou referentes a tribunais. O Sol na sétima Casa e o Sol em Libra são muito parecidos.

Pessoas Ilustres: Atriz Jean Harlow, líder religioso e assassino Charles Manson, atriz Carole Lombard, cantor Mick Jagger, ator Clint Eastwood, tenente William Calley.



SOL NA OITAVA CASA

Palavra-chave: Regenerativo

Este é um posicionamento muito político; você é capaz de atrair o apoio dos outros. Pode ser que receba uma herança, um legado, ou que administre o dinheiro dos outros. E pessoa muito criativa, e o sexo é muito importante para você. Dedicado ao auto-aperfeiçoamento, pode se interessar pelo conhecimento oculto e pela questão da vida após a morte.
Pode ser que tenha dificuldades no começo da vida, associadas, de alguma forma, a seu pai. Com aspectos desafiadores, você pode ter problemas financeiros ou por má administração ou pela extravagância de algum parceiro. O Sol na oitava Casa adquire muitos matizes do Sol em Escorpião.

Pessoas Ilustres: Presidente Harry S. Truman, presidente John F. Kennedy, poeta Lord Byron, financista John D. Rockefeller Sr., herdeira Barbara Hutton, escritora financeira Sylvia Porter.


SOL NA NONA CASA

Palavra-chave: Aventureiro

O Sol na nona Casa é uma excelente colocação para o sucesso no campo da lei, das viagens ou da religião ortodoxa. Você tem uma queda para línguas estrangeiras, e se dá bem com quase todo o mundo. Pode ser que se case com um estrangeiro que conheça durante uma viagem ou talvez um de seus genitores seja estrangeiro. Você é um estudioso sério com pendores filosóficos, e daria um professor bom e dedicado. As vezes, você pode não ser prático e, se usar esse posicionamento negativamente, pode sonhar acordado ou então ser um fanático. O Sol na nona Casa funciona muito como o Sol em Sagitário.

Pessoas Ilustres: Ditador Benito Mussolini, explorador Robert Peary, conselheiro presidencial Bernard Baruch, explorador Roald Amundsen, ecologista Jacques Cousteau, diretor de cinema Roman Polanski.


Sol na casa IX: Grandes estudos científicos. Ideal superior. Tem aptidão para as línguas estrangeiras, o que se torna bastante útil, porque muito provavelmente chegará a viver no estrangeiro. Êxito profissional no estrangeiro.
Sol conjunção com Plutão na casa IX: Grande reformador ecológico.


SOL NA DÉCIMA CASA

Palavra-chave: Responsável

Você sente a necessidade de provar a sua importância, de modo que em geral é bem sucedido, e às vezes famoso. Mesmo que não esteja numa posição pública, é um líder no seu círculo. Esse é um posicionamento ideal para a política, já que você é ambicioso e atraído pelo poder. Algumas vezes é rebelde e arrogante, mas os outros sempre notam você. O Sol na décima Casa e o Sol em Capricórnio freqüentemente funcionam da mesma maneira.

Pessoas Ilustres: Líder de direitos civis Martin Luther King, pintor Vincent Van Gogh, poeta Anne Morrow Lindbergh, compositor Igor Stravinsky, ator Burt Reynolds.



SOL NA DÉCIMA PRIMEIRA CASA

Palavra-chave: Individualista

Você faz o que deseja, e geralmente consegue o que quer. Ou é muito sociável e tem muitos amigos, ou é um solitário que segue seu próprio caminho. Tendo facilidade para enfrentar desafios, em geral você é um excelente organizador capaz de inspirar os outros a ajudá-lo em seus empreendimentos. Muitas vezes você é um pioneiro em algum campo novo, ou se envolve com o serviço assistencial em larga escala. O Sol na décima primeira Casa e o Sol em Aquário operam de forma semelhante.

Pessoas Ilustres: Escritor Ernest Hemingway, general Douglas McArthur, atriz Ethel Waters, pintor Salvador Dali, antropóloga Margaret Mead, cantora Cher, ator Robert Reed.



SOL NA DÉCIMA SEGUNDA CASA

Palavra-chave: Reservado

Embora você possa carecer de autoconfiança e precise de muita solidão, é capaz de integrar a parte subconsciente de sua natureza. A sua vida antes dos trinta anos pode ser um pouco restrita. Algum tipo de trabalho em instituições, obras de caridade, pesquisa, lhe parece atraente, embora geralmente você prefira trabalhar nos bastidores. Geralmente esse é um posicionamento de atores, que podem ocultar seus verdadeiros sentimentos desempenhando um papel. Se houver aspectos difíceis, você pode ser o seu pior inimigo; precisa aprender a servir e não deve deixar que a autopiedade tome conta de você. O Sol na décima segunda Casa funciona como o Sol em Peixes; esse posicionamento depende mais do conjunto do horóscopo do que qualquer outro posicionamento do Sol.

Pessoas Ilustres: Escritora Zelda Fitzgerald, secretário de Estado Henry Kissinger, editor William Randolph Hearst, líder sindical James Hoffa, apresentador de TV Paul Lynde, comediante Jim Backus.

Sol na casa XII: Se algum indivíduo ter o Sol na casa XII, é necessário conscientizá-lo a “trabalhar” esse Sol, trabalhando em prisões, hospitais, espiritualidade ou servir ao mundo nos bastidores. Trata-se de uma posição negativa para o Sol, tendo a caracterização e a intensificação do que significa o Sol no signo em que estiver; existe ainda uma dificuldade na exteriorização de sua vontade, todavia, conscientizando-se no sentido positivo e estando bem aspectado se atenua o que foi escrito.

*Extraído de Curso Básico de Astrologia; Marion D. March e Joan McEvers



<><><><> <><><><>

SOL e os ASPECTOS
Sol com Aspectos bons: Proteção na saúde.

Qualquer aspecto com o Sol enfatiza o ser interior, a personalidade e o ego. O sol é nossa verdade mais profunda. É a nossa essência.

A Conjunção enfatiza o self.
A Oposição dá autopercepção ou percepção do outro.
A Quadratura desafia o ego e cria tensão no nível da personalidade.
O Trígono dá à personalidade uma oportunidade de fluir harmoniosamente.
O Sextil facilita a expressão do ego.
O Quincúncio diz o que é preciso fazer um ajuste antes que o ser interior possa se expressar positivamente.


SOL/ASCENDENTE - Aqui o desejo de se relacionar com os outros de forma mais íntima, estabelecer parcerias, pode significar figura masculina importante na vida do nativo.

Sol-Ascendente ® O aspecto mais difícil entre o Sol e o ascendente é a conjunção, se o Sol tiver aspectos dissonantes também com outros planetas. Neste caso, a conjunção funcionará como um amplificador das dissonâncias, gerando situações patológicas mais severas. Os aspectos é que vão determinar o tipo de patologia que pode afetar o nativo.

Sol em Sextil ou Trígono com o Ascendente: Indica domínio próprio; dignidade; cordialidade; vontade; saúde; vitalidade e boa aparência.

Sol em Quadratura e Oposição com o Ascendente: Indica orgulho; prepotência; também problemas de saúde e de visão. Aspecto negativo: Ele tem muita ambição e é uma pessoa pretensiosa, presunçosa que não se dá conta que os seus objetivos são ambiciosos demais e, portanto, inacessíveis.



SOL/MEIO DO CÉU - Relaciona-se ao pai do nativo, ao senso de individualidade e a sua consciência daquilo que o impulsiona para a realização.


Sol em Sextil ou Trígono com o MC: Constitui uma indicação favorável para o desempenho social ou profissional, bem como para ocupação de cargos de responsabilidade. Favorece o desempenho da profissão; a capacidade artística, esportiva ou de direção. Pode indicar ainda funções governamentais e de responsabilidade.

Sol em Quadratura e Oposição com o MC: Predisposição a um falso orgulho profissional e a ocupações faustosas. Indica hostilidades no campo profissional, problemas profissionais com superiores e autoridades.


SOL/LUA - A energia masculina e feminina que se exprime através dos relacionamentos com o sexo oposto, o equilíbrio psicológico. Podemos sempre relacionar com a experiência do nativo com os pais.


Sol-Lua ® Indica saúde fraca e vitalidade baixa. Dificuldades de saúde na infância. Problemas alimentares poderão surgir durante a vida e uma dieta saudável é necessidade constante. No mapa de uma mulher, poderá indicar dificuldades durante a gravidez, principalmente se houver, também, um aspecto dissonante com Saturno.

Sol em Conjunção com a Lua: Lunação, Lua nova, Hécate, as quatro faces. Vaidade, tendência a elevar a opinião sobre si próprio, possibilidade de desempenhar papel importante na vida pública. Debilidade física e ou baixa vitalidade. O caráter e o temperamento sofrem grande influência do signo em que ocorre a conjunção.

Esse aspecto pode ser limitador e mostrar extremos de temperamento, de acordo com o signo. Você tende a ser unilateral, por causa do estreitamento,de sua perspectiva. Pode ser voluntarioso e ter garra, mas mantém os contatos pessoais à distância. O Sol em conjunção com a Lua indica uma Lua nova no seu nascimento.

Dependendo da natureza (elemento) do signo em que se localiza a conjunção, há indicação em signos de fogo: de emoções fortes, em signos de terra: de torpeza e estancamento, em signos de ar: de frieza mental, inconstância e caprichos, e em signos de água: de sentimentos influenciados pelo ambiente.

Confere grande influência na casa em que ocorre. A exata conjunção pode indicar homens afeminados ou mulheres masculinizadas. Representa a identificação entre sentimento e vontade, um novo ciclo de experiência. Há uma tendência a alternar papéis masculinos e femininos. As pessoas com esta conjunção são ativas e criativas quando sua individualidade está ligada ao lar, ao cônjuge e aos filhos.

Sol em Trígono e Sextil com a Lua: Indica tranquilidade de espírito, harmonia de caráter, lealdade e maior facilidade para conseguir o que realmente a faz feliz. Indica boa saúde e êxitos em geral. Proteção e auxílio de superiores, sucesso e popularidade profissional. Propicia a vida afetiva e familiar harmoniosa.

Sol em Quadratura ou Oposição com a Lua: Indica intranquilidade, separações entre o masculino e feminino, desequilíbrio, inclusive desequilíbrio de saúde, desarmonia, natureza contraditória, discrepância entre a atividade ou vontade e a emotividade ou temperamento, dificuldades com superiores e com relacionamento com o público, incompatibilidade de humores, frequentes censuras por parte de quem possui o poder, indecisão, maior dificuldade e obstáculos para conseguir o que quer, devido principalmente a falta de persistência e continuidade. Sob este tipo de aspecto, as impressões negativas da infância podem obscurecer a consciência e provocar confusões durante toda a vida.


SOL/MERCÚRIO - A expressão do pensamento e vontade do nativo, sua capacidade de comunicação, saber e compreensão.

Sol-Mercúrio ® Uma conjunção pode causar freqüência cardíaca basal elevada, taquicardia e taquiarritmia. Como estes dois planetas não formam aspectos entre si, a não ser conjunção, é necessário verificar se há aspectos dissonantes de outros planetas com esta conjunção.


Sol em Conjunção ou Semi-sextil com Mercúrio: Confere a pessoa bom estado mental, criatividade e capacidade de ação em todas as áreas, especialmente idéias, trabalhos e amizades. Este aspecto revela uma tendência a impor idéias e decisões pela força de vontade. Favorecimento para estudos, viagens, comércio e letras no geral. Influência do intelecto sobre o espírito. Contudo, também dificulta a objetividade na auto-análise, contribuindo para uma identificação muito íntima entre mente e ego. Assim as pessoas, tem dificuldade para se enxergarem com imparcialidade, ou de maneira como as outras pessoas as vêem. Difícil aceitação de conselhos e ou intervenções de outras pessoas. Sendo a distância entre o Sol e Mercúrio menor de 3º, há indicação de uma personalidade intolerante e certa confusão na expressão; todavia confere profunda inteligência.

Você é um pensador vigoroso, e é impulsivo, ambicioso e criativo. Às vezes você pode ser reflexivo e introspectivo, mas também egocêntrico, inflexível e teimoso, mostrando falta de imparcialidade.


SOL/VÊNUS - Tanto em mapas de homens como no de mulheres está relacionado àquilo que esperamos do parceiro, como nos sentimos confortáveis e realizados, ao desejo de nos relacionarmos através do amor e da expressão criativa.

Sol-Vênus ® Estes dois planetas nunca se separam mais que 48 graus. Os aspectos dissonantes que podem existir entre eles é a semiquadratura ou o semisextil. Neste aspecto, a energia potente e Yang do Sol vai bloquear a energia suave e feminina de Vênus. Isso pode gerar disfunções tireoidianas, tais como hipotireoidismo, bócio ou tireoidite de Hashimoto, pois impede que a energia de Vênus ative as funções tireoidianas. Por outro lado, a energia do Sol vai dificultar a fisiologia dos hormônios femininos, podendo haver amenorréia ou oligomenorréia. A energia do Sol em desarmonia com Vênus vai prejudicar a percepção do equilíbrio, pois os órgãos do ouvido interno poderão ter seu funcionamento afetado, gerando labirintite crônica, vertigens e doença de Meunière. A energia de Vênus consumida por uma energia forte como a do Sol vai nutrir pouco as medulas propiciando casos de anemia e fadiga. A pessoa poderá ter também fraqueza muscular e síndrome da fadiga crônica.


Sol em Conjunção, Semi-sextil e a Semi-quadratura com Vênus: A distância máxima entre os dois é de 48º. Nos dois primeiros aspectos favorece a popularidade, o bom relacionamento social, as amizades, confere o desejo de agradar ao próximo, natureza harmoniosa, alegria e bom humor, gosto para o luxo e bem estar, e para as coisas boas da vida. Representa a estrela guia. Oferece poder e energia às emoções e torna as pessoas amantes da vida. Geralmente são alegres e otimistas, embora possam ser um tanto narcisistas. Indica bom entendimento conjugal e concórdia. Concorre para o enobrecimento dos sentimentos, para a elevação social através do amor ou de uma aspiração estética ou artística razoavelmente satisfeita, aptidões artísticas. Sem o apoio de Marte os aspectos artísticos, podem ser interpretados como diletantismo. O aspecto de semi-quadratura indica uma relativa indolência e frivolidade, luxo exagerado e excesso de comodismo.

Você tem um temperamento encantador, um grande amor pela vida, é afetuoso e sociável. Pode retardar o casamento e, depois de casado, não ter família grande, mas gosta de crianças. Você tem um forte senso de amor e de erotismo. É persuasivo, anseia ser amado e leva a vida com charme.
Uma conjunção muito próxima pode levar ao egoísmo, a atitudes presunçosas e expectativas muito elevadas.


SOL/MARTE - Em natividades femininas representa suas expectativas em relação aos homens. Em geral, é a nossa força de vontade, garra, vitalidade, a energia masculina, assertividade, agressividade, iniciativa.


Sol-Marte ® Neste aspecto, o Sol vai potencializar a energia Yang de Marte, gerando uma tendência a um tônus excessivo no sistema nervoso simpático. Como resultado podem surgir problemas cardiovasculares relacionados à hipertensão arterial, tais como palpitações e arritmias. Às vezes, a energia Yang de Marte enfraquece o coração governado pelo Sol gerando cardiomegalia e insuficiência cardíaca. Se houver um trígono com Júpiter podem surgir sinais de acúmulo ou expansão, tais como placas de ateroma, hipertrofia da parede das artérias ou aneurismas. Outros desequilíbrios que podem ser observados são a hiperhidrose e a sensibilidade ao calor. É comum as pessoas que apresentam este aspecto terem história de insolação ou outras complicações de exposição ao calor excessivo, além de uma tendência a sofrerem todo tipo de traumatismo, tais como acidentes automobilísticos, cirurgias e lesões causadas por armas brancas. A conjunção de dois planetas Yang causa uma grande aceleração no organismo. Por isso, pode haver um aumento da taxa metabólica, a pessoa pode ser agitada, dormir pouco e ter temperamento explosivo. Outra conseqüência disso é a falta de limites experimentada por estes indivíduos, que são impulsivos e perdem a noção de perigo e de suas limitações naturais.


Sol em Conjunção com Marte: Os aspectos benéficos são acentuados, se os planetas encontram-se domiciliados os exaltados; se debilitados (exílio ou queda), os aspectos maléficos são acentuados. Em geral esta conjunção indica pessoas impetuosas, violentas, imprudentes, com grande dinamismo e capacidade para o trabalho, oferece força de vontade, expressada em ações que exigem força e coragem. As pessoas são agressivas e confiantes para realizar mais, principalmente na casa que é regida pelo Sol e Marte. Superestimam a própria força. Este aspecto também pode acarretar em pré-disposição a febres altas e inflamações, bem como indicar cirurgias em partes do corpo ou órgãos regidos pelo signo onde ocorre a conjunção, ou relacionadas com o signo oposto.

Trabalhador e intrépido, você tem força de vontade e garra. Esse é um aspecto benéfico, porque o poder do Sol é expresso através da energia e da ação de Marte tanto na Casa em que esses planetas se encontram quanto nas Casas que regem. Você se zanga com facilidade mas a raiva passa com a mesma facilidade. É empreendedor, dramático e competitivo, com muita capacidade de liderança. Você não foge do perigo.

Sol em Sextil e Trígono com Marte: Indica harmonia entre o poder e o desejo, energia vital, atividade, ação, iniciativa, grande disposição em vencer obstáculos físicos, heroísmo, espírito dominador e conquistador, disposição franca por vezes áspera e dura. Confere inclinação aos esportes, boa saúde e boa constituição física, bem como capacidade para realizar a polaridade masculina.

Sol Sextil Marte na Revolução Solar: Você estará cheio de entusiasmo e vitalidade. A energia que lhe acompanhará lhe permitirá resolver e concretizar muitas de suas metas durante este ano. Sobressai sua confiança em si mesmo, sua boa disposição e a tendência a ser construtivo frente a qualquer situação. A atitude positiva de sua mente dirigirá adequadamente sua energia física. Não será um ano de enfermidades, nem doenças; se as tiver, as mesmas serão passageiras. Esta configuração aumenta sua habilidade para a liderança e é provável que assuma uma nova posição em seu trabalho, ou que se dedique a alguma tarefa mais independente. Você conseguirá convencer aos demais de suas ideias com relativa facilidade. Seu entusiasmo para realizar tarefas será contagioso. Por outro lado, você mostrará uma atitude protetora para com seus entes queridos. Será muito franco, sincero e direto com seus amigos, e estará sempre disposto a ajudar quem o necessitar. Além disso, mostrará um espírito aventureiro, que lhe incitará a realizar viagens ou excursões a lugares naturais, ou primitivos. Definitivamente, este será um ano muito ativo e de grandes conquistas.

Sol em Quadratura e Oposição a Marte: Pode indicar egoísmo, impulsividade, violência, temeridade, abusos de poder, conflitos com autoridades e militares e até certa brutalidade. A pessoa deveria ter maior consciência da sua força e direcioná-la no sentido de realizar mais coisas e de uma forma proveitosa, pois há um desgaste inútil e desordenado de energias e forças vitais.
Normalmente há propensão a febres altas, inflamações, cortes e acidentes causados por máquinas e armas, ou por atos imprudentes. Há também probabilidade de cirurgias. Os aspectos entre Sol e Marte são sempre fortes e masculinos.


SOL/JÚPITER - É o bem estar físico, saúde, disposição, vontade de progredir, se expandir, às vezes de forma descontrolada,a libertinagem, pode se manifestar tanto no plano material como no plano espiritual.


Sol-Júpiter ® É uma combinação que potencializa a energia e o calor do Sol que se expande de forma destrutiva. No sistema cardiovascular vai causar hipertensão arterial, aterosclerose, cardiomegalia e hipertrofia do coração. A tendência ao acúmulo excessivo faz com que a pessoa acumule tecidos e substâncias nocivas ao corpo, gerando problemas como obesidade, diabetes melito, hipercoles-terolemia e outras hiperlipemias. Por fim, as mucosas podem ser afetadas, desencadeando distúrbios "quentes" e súbitos, tais como alergias.

Sol em Conjunção exata com Júpiter: É a estrela de Belém (o menino Jesus). Esta conjunção é altamente favorável, contudo quando o Sol está ocultando Júpiter, este aspecto deixa de ser benéfico, causando uma carência de vitalidade.

Este é um aspecto muito benéfico. Sugere sucesso, generosidade, sorte e gosto pela vida, o que pode levar a grandes realizações. Dá entusiasmo e otimismo, mas a falta de moderação pode levar a problemas físicos.
Não é pessoa demasiadamente ambiciosa, mas certamente gosta de obter reconhecimento pelos seus esforços. Você precisa encontrar um campo que estimule a sua imaginação.


Sol em Sextil ou Trígono com Júpiter: Harmonia entre o poder e o orgulho, prosperidade, tem recuperação rápida na saúde, vitalidade, maturidade, moralidade sadia, lealdade, elevação e boa posição financeira. Tranqüilidade, benevolência, são capazes de melhorar sua influência social e atingir seus objetivos. Atraem boa sorte e proteção graças a sua personalidade agradável e à sua natureza generosa e otimista. Favorecem as viagens. Pode estimular a canalização de uma ambição realizadora, da afirmação de uma autoridade assentada sobre as qualidades de organização, ou sobre uma superioridade moral ou social.

Sol Quadratura ou Oposição a Júpiter: Conflitos com autoridade e a lei. Há um falso orgulho, uma possibilidade de cometer excessos e atitudes exageradas. Extravagância, fanfarronice, falsa autoridade e aristocracia, esnobismo, otimismo exagerado dando uma certeza antecipada e inverídica de sucesso, deve ter cuidado para não confiar nas coisas antes de terem realmente acontecido. Gastos ostensivos que conduzem a problemas financeiros, inclinação aos jogos, principalmente corrida de cavalos. Leva a pessoa a zombar ou ignorar as leis, as religiões e a honradez, ou a colocar-se em desacordo com o pai e superiores. Inclina a preguiça e a problemas hepáticos, circulatórios e digestivos, bem como a problemas de saúde por insuficiência de exercícios físicos ou por alimentação exagerada e inadequada.


SOL/SATURNO - Representa as autoridades, incluindo a figura do pai, o senso de disciplina, do certo e do errado, repressão e inibição. A limitação da vontade, os impedimentos ao mesmo tempo que simboliza a estrutura.

Sol-Saturno ® Este aspecto pode gerar uma forte tendência à solidificação, por isso é comum aparecerem calcificações em órgãos internos, especialmente em tecido glandular. Podem ocorrer litíase renal ou formas graves de deposição de cristais de cálcio, como cálculo coraliforme dos rins. Outra conseqüência deste aspecto é a influência sobre ossos e cartilagens, que são os tecidos sólidos do corpo. Ele pode determinar um aumento da deposição de cálcio, como na osteopetrose, o enrijecimento articular como na artrose ou mesmo o contrário, gerando ossos e articulações fracas como no raquitismo, na osteomalacia ou na condromalacia. Aspectos com Saturno sempre determinam a lentidão dos processos do organismo. Neste caso, que é um aspecto com o Sol, a mente e o coração serão mais afetados. Pode, portanto, haver uma tendência depressiva importante, e a pessoa está sujeita à aterosclerose das artérias coronarianas e às bradiarritmias. Saturno é o regente de Capricórnio, o que torna a pele e as articulações das pessoas que possuem este aspecto particularmente sensíveis. O calor do Sol aquece e gera sintomas inflamatórios, tais como vermelhidão e pulsação no local. As principais doenças relacionadas são a psoríase, o eczema seborréico, a artrite reumatóide e outras doenças reumáticas que causam artrite. Se o Sol estiver em Câncer ou em Peixes, Saturno tornará lenta a função dos rins ou o metabolismo dos líquidos no corpo, surgindo edema por retenção hídrica. Se um destes planetas estiver em Câncer ou Capricórnio, a tendência de solidificação nos órgãos influenciará mais a vesícula biliar, podendo ocorrer litíase biliar. Os dentes também são estruturas sólidas, portanto passíveis de serem influenciadas por este aspecto, assim como o ouvido médio, onde o som é transmitido por ossículos. As patologias mais comuns são dentição tardia, dentes fracos e otosclerose. Se um dos planetas estiver em Leão ou em Aquário, isso poderá significar tendência à expansão ou ao deslocamento da posição anatômica; por isso, problemas como a hérnia discai e a rótula luxável são comuns.

Como Saturno também diminui a vitalidade, pode haver problemas de saúde relacionados à casa onde o Sol se encontra.

Sol em Conjunção a Saturno: Para avaliar o real significado desta conjunção, é necessário analisar o signo e a casa onde ocorre este aspecto, pois poderá exteriorizar suas qualidades de maneira benéfica, conferindo, por exemplo, um grande senso de responsabilidade ou de exteriorizar o lado desarmonioso do aspecto, indicando problemas para o pai da pessoa, dificuldades e obstáculos, bem como fraca resistência física e pessimismo.

Você é sóbrio e diligente, e obtém merecido sucesso material, muitas vezes se empenhando em apenas uma coisa. Amadurece cedo e aprende com suas experiências. Podem surgir problemas emocionais ou mágoas pessoais por causa da ausência do pai ou por causa de um pai poderoso cujas expectativas você queira preencher. Como você é trabalhador, de uma profissão que exija muitos esforços.

Sol em Sextil e Trígono com Saturno: Há uma maior capacidade de organização, método, prudência e perseverança para atingir seus objetivos. Senso político e longevidade. Indica laboriosidade, previsibilidade, retidão e determinação de caráter e de boa vontade, erudição e sabedoria. A pessoa normalmente é mais responsável.

Sol em Quadratura ou Oposição a Saturno: Indica desarmonia entre vontade ou poder e a realização, dificuldades e obstruções na realização de projetos, problemas e contrariedades, pessimismo, intransigência, exclusivismo, frieza, avareza, não reconhecimento de suas próprias faltas ou defeitos, falta de consideração para com empregados, patrões e autoridades, problemas cardíacos (coração fraco, braquicardia) e ainda problemas ósseos e oftalmológicos. As pessoas não se sentem totalmente livres para se expressarem.
Tudo que conseguem é adquirido por meio de um trabalho extremamente árduo, mas merecem tudo o que ganham por seu próprio esforço. Com frequência são mais tristes e muito responsáveis. Possuem muita auto disciplina, e podem ter fraca resistência física. Devem evitar pessimismo e procurar reconhecer os próprios erros.


SOL/URANO - Representa a originalidade, a liberdade, o inconvencional, a ruptura com o passado, a rebelião e a excentricidade.

Sol-Urano ® Urano é um planeta relacionado ao elemento Ar, por isso sua influência gera mudanças súbitas. Assim, fenômenos abruptos como traumatismos, cirurgias de urgência e espasmos musculares podem ser determinados por este aspecto. Urano também tem grande influência sobre o nível de atividade cerebral e a condução dos estímulos nos neurônios. Relaciona-se com situações de grande estresse psíquico, especialmente as determinadas por notícias inesperadas, ou com epilepsia e outras síndromes convulsivas. A relação de Urano com a atividade elétrica cerebral simboliza a própria energia elétrica, criando tendência à eletrocussão. A influência do Sol e de Urano, neste aspecto, cria grande atuação sobre o coração. O sistema do coração conduz a estímulos elétricos de forma semelhante ao sistema nervoso, uma sobrecarga pode gerar arritmias cardíacas, especialmente as taquiarritmias.

Por fim, a influência sobre os olhos é mais uma característica do mau posicionamento destes dois planetas. Ao reunir o domínio do Sol sobre a visão com a atuação de Urano sobre os tecidos excitáveis, um aspecto desfavorável pode induzir diversos problemas como glaucoma, retinopatias, uveítes, catarata e neurite óptica.

Pode haver problemas de saúde relacionados à casa onde o Sol se encontra.

Sol em Conjunção com Urano: Propicia grande magnetismo pessoal, muito talento e liderança nata, ou eventualmente de acordo com outros aspectos que a conjunção apresente ou receba, pode acarretar hábitos extravagantes ou graves transtornos psíquicos.

Talentoso porém imprevisível, você é um líder com uma queda pelo inusitado. Cônscio de si e imaginativo,  pode ser que seja arrogante e teimoso, e às vezes pode ser acusado de comportamento errático. Pode ser que seja atraído por uma carreira moderna, principalmente na área política.
Com esse aspecto, o divórcio é comum, já que a liberdade pessoal é necessária para você.

Sol em Sextil e Trígono com Urano: A pessoa é bastante independente e tem independência de caráter, confere inconvencionalismo, genialidade, grande capacidade inventiva, reformismo, energia nervosa, inovação, tendência às reformas sociais, políticas, científicas e técnicas, fácil convívio com os tempos atuais, pessoa diferente, aceita e gosta de novidades, superconsciência, desprezo pela monotonia e rotina e é bastante original.

Sol em Quadratura e Oposição com Urano: A pessoa tem “choque elétrico”. Indica intranquilidade, irritabilidade, dificuldade de adaptação, excentricidade, grande tendência a introduzir alterações, precipitações, depressões nervosas, temores infundados e mania de perseguição. Propensão a acidentes por aviões, trens, carros e eletricidade. Destruição de seus próprios inventos, pode causar sua própria destruição, problemas devido ao caráter, problemas cardíacos (desritmia).

Neste caso, Sol em mal aspecto com Urano, há necessidade de um grande controle, principalmente de caráter, pois é um aspecto que libera grande energia intranquila e destrutiva. As pessoas possuem uma habilidade de se aprofundar nos planos de alta frequência da mente e procuram fazer as coisas de maneira diferente. Irão agir de maneira poderosa, inesperada e decisiva. Há uma maior dificuldade de adaptação e deve ser evitado atitudes bruscas e inesperadas que afetarão de maneira ruim as próprias possibilidades.


Sol Sesqui-Quadratura Urano na Revolução Solar: Você tenderá a estar muito nervoso e impaciente durante este ano. A rotina diária pode chegar a agoniar-lhe, e conduzir-lhe a tomar decisões precipitadas e errôneas. Modere seus impulsos e aja inteligentemente. Seu espírito necessitará mais liberdade de ação e se mostrará determinado e abrupto com aquelas pessoas que se interpuserem em seu caminho. É importante que dirija suas energias de forma consciente, porque tenderá a reagir explosivamente complicando as coisas. Por outro lado, pode ficar exposto a acidentes provocados por velocidade ou eletricidade. Dirija com moderação. Durante este ano, será muito difícil permanecer muito tempo sentado e tranquilo...



SOL/NETUNO - Passividade, falta de iniciativa, se deixa levar pela vontade do outro, mediunidade, sensibilidade a forças externas.


Sol-Netuno ® Netuno é um planeta que absorve muita energia, por isso enfraquece o Sol de quem tem um aspecto desfavorável como este. Problemas pouco específicos como debilidade física, constituição corporal frágil, gripes de repetição, astenia e dificuldade para ganhar peso podem ser resultantes desta disposição desarmônica dos planetas. Às vezes, na dependência das influências mais negativas de outros planetas, uma oposição do Sol a Netuno, pode assumir quadros de maior gravidade, tais como síndrome da fadiga crônica, imunodeficiência como a AIDS, outras doenças crônicas e consumptivas ou até hipogenesia ou agenesia do timo na infância.

Outra característica interessante deste aspecto é o consumo do "Fogo" do Sol pela "Água" de Netuno. Isso torna a pessoa que possui este aspecto muito sensível à atuação nociva da água, como nos afogamentos ou na contração de gripes e pneumonias após ter o corpo molhado. A Água pode também se acumular dentro do corpo da pessoa sob a forma de edema. O tipo de edema que tem maior relação com a influência de Netuno é o edema linfático, que é de difícil tratamento e não pode ser comprimido com o dedo.

Por fim, temos os efeitos de Netuno sobre a psique, gerados também pelo enfraquecimento da energia (Fogo) do Sol. Esse enfraquecimento faz com que predomine uma atividade mental confusa, às vezes caótica, ao lado de pouca força de vontade. O sono é perturbado de forma particular, com a presença de pesadelos, sono interrompido e insônia. Dependendo do mapa do indivíduo, o quadro mental pode até evoluir para uma depressão profunda ou surto psicótico. Estas pessoas por conta de sua confusão mental, fragilidade e falta de força de vontade são muito suscetíveis a desenvolver dependência química de drogas, o que pode agravar o seu quadro mental. A sensibilidade a drogas às vezes é tamanha que se relaciona com sua fragilidade física, levando a reações alérgicas severas, reações idiossincráticas ou ao desenvolvimento de efeitos colaterais graves.

Como Netuno também diminui a vitalidade, pode haver problemas de saúde relacionados à casa onde o Sol se encontra.


Sol em Conjunção com Netuno: Indica inspiração, fanatismo, fantasias, visões e profecias, sofrimentos por inveja, a grande vontade é dirigida para a concretização de um ideal. Conforme o caso, este aspecto pode tornar-se maléfico.

Como você não tem certeza de suas capacidades, é difícil expressar-se com autoconfiança. Você é artístico, musical e interessado no oculto.
Como tem uma entusiástica devoção ao dever, você se sai bem em carreiras assistenciais. Às vezes, adota pontos de vista fantasiosos e foge para um mundo só seu, em vez de encarar a si mesmo e à sua vida.

Sol em Sextil e Trígono com Netuno: Espiritualidade, clarividência, inspiração, ocultismo, imaginação, idealismo, sutileza, sensibilidade estética e gosto para a música, sensibilidade em relação ao meio ambiente, identificação com a natureza e com seus semelhantes, facilidade em conduzir ou convencer o próximo. Este aspecto permite, no caso de atores, vivenciar, encarnar ou representar perfeitamente os papéis teatrais, permite também a capacidade de visualização, interpretação e predição, favorecendo os astrólogos e ocultistas.

Sol em Quadratura e Oposição com Netuno: “Esquizóide”. Implica em superstição, confusões, enganos e ilusões, fraudes, indecisão, vontade dúbia e utópica, caráter fácil de manejar, vacilação, falta de senso prático, descontinuidade e indecisão profissional, hiper-sentimentalidade, problemas com drogas e bebidas, problemas morais, prazeres sensuais anormais, vulnerabilidade de caráter e espiritual, predisposição mediúnica negativa, problemas de visão, inclusive catarata.

Estas pessoas estão sujeitas a desejos e emoções que podem levar a confusões, ilusões e ao auto engano. Muita inspiração, fantasias, fanatismo e visões, devendo ter o cuidado para saber distinguir entre o real e o imaginário. Há uma hipersensibilidade tanto do ambiente, quanto na saúde.


SOL/PLUTÃO - Associamos à transformação, regeneração, destruição, desejo de poder, fascinação.

Sol-Plutão ® Plutão é outro planeta que possui muita energia, inversamente proporcional à sua massa. Orbitando na periferia do sistema solar, pode ser comparado a um elétron, que tem carga oposta ao núcleo do átomo, aqui representado pelo Sol. Dessa forma, ele influencia profundamente a matéria, a constituição física e até a estrutura genética das pessoas que possuem aspectos dissonantes entre ele e o Sol. Por exemplo, elas podem desenvolver deficiência de substâncias essenciais ao corpo como as vitaminas, sendo mais característica a falta de vitaminas A e D. Esta ação nociva pode gerar degeneração dos tecidos do corpo, como no diabetes melito (degeneração das células (3 do pâncreas), nas colagenoses, em tumores malignos etc. Dependendo da relação com outros planetas e casas, até doenças hereditárias ou má-formações congênitas podem ocorrer.

Esta característica energética de Plutão faz com que estes nativos possuam uma energia desproporcional à sua constituição física, o que, muitas vezes, se volta contra eles mesmos. É comum também o emprego da energia em excesso no trabalho, em lutas ou em atividade sexual, ocasionando desgaste físico exagerado.

Plutão afeta muito a produção de muco no corpo que, se direcionada para cima pelo Sol ou influenciada por algum aspecto com Escorpião, vai afetar especialmente o nariz. Como resultado a pessoa será muito suscetível a sinusites crônicas, rinites ou outras doenças que gerem muco nasal.

Outra característica básica da energia de Plutão é o seu tropismo pela região pélvica, com os órgãos sexuais e reprodutores. Nesta região vão predominar patologias de natureza infecciosa como as DST (doenças sexualmente transmissíveis), infecção urinária, diarréias bacterianas, vaginites e vulvovaginites, uretrites e problemas infecciosos do ânus. Em algumas pessoas podem surgir queixas digestivas in específicas, tais como plenitude, gases e desconforto abdominal, como resultado da dissonância do elemento Terra.

O Sol representa também parte da vida psíquica, através do ego consciente. Dependendo do mapa, Plutão pode interferir causando problemas como neurose obsessiva, psicose ou até intenção suicida.


Sol em Conjunção com Plutão: Confere capacidade de reconstruir o que foi destruído, tenacidade remarcada, desejo de não abandonar a partida, compreensão das condições sociais, levando a agir para modificar as mesmas.

Este é um ponto de grande força no mapa. Você tem desejos fortes em todos os níveis: físico, mental e espiritual, e pode ser um extremista impulsionado pela obsessão do poder. Você é incapaz de entender a fraqueza ou a falta de garra nos outros, de modo que precisa trabalhar a sua intolerância e egoísmo. Você vai lutar contra tudo que considere uma injustiça.

Sol em Sêxtil e Trígono com Plutão: Espírito criador, audácia, tendência a aprofundar suas próprias experiências, vontade reforçada por uma determinação implacável, motivada por forças interiores, de cunho reformista e transformador, resistência a forças contrárias, eliminação do supérfluo e do inútil, de forma radical e profunda, sede de saber, aspiração em ser guia moral ou espiritual da humanidade. Este aspecto caracteriza ainda os grandes industriais e os bons administradores. Grande capacidade de regeneração, vontade incontrolável, promessa de uma violenta transformação. Pioneirismo em novos ideais, uma determinação implacável e caracteriza as pessoas que se fazem por si mesmas. Recuperação rápida e total na saúde. Aspecto positivo: Ele está consciente dos objetivos que quer atingir. Tem muita força de vontade e consegue sempre passar por cima de qualquer obstáculo que se apresente.

Sol em Quadratura e Oposição com Plutão: Há uma dificuldade da pessoa com este aspecto em aceitar a autoridade das outras pessoas. Leva também ao abuso de poder e dificuldade de efetuar mudanças na sua própria vida para uma maior evolução. Conduta desordenada, projetos audaciosos porém irrealizáveis, dificuldades em obter uma transformação ou uma evolução, partindo principalmente pelo poder e vontade do indivíduo, vontade ou desejo de destruição que pode levar à autodestruição, perigo de graves acidentes.


SOL/NÓDULOS LUNARES - Desejo de atividades em grupo ou sintonia com os desejos da equipe, desejo de contatar os outros.









<><><><> <><><><>

NA REVOLUÇÃO SOLAR
Os temas da RS nada mais são do que cartas astrológicas levantadas para o local onde se encontrar a pessoa quando o Sol retorna aos graus, minutos e segundos que ele se encontrava quando do nascimento desta pessoa. Acontece uma vez por ano, mais ou menos na data do aniversário.
Sol na casa I: O indivíduo fica muito voltado a ele mesmo, a aparência, ao físico e ao sucesso pessoal. Identificação da personalidade, desejo de sobressair-se, favorecimento das atividades pessoais. (reparar a casa governada pelo Sol).

Sol na casa II:
Muito sucesso nos valores morais e materiais. Questões de ordem material com grande conotação de força e poder. Sorte nos negócios, ganhos fáceis e aumento da ambição.

Sol na casa III: Mente e intelecto, intensificação da comunicação do indivíduo, sucesso nos estudos, poderá haver o favorecimento dos irmãos, tios, etc. do nativo.

Sol na casa IV: As emoções (Câncer) e a família, o lar, sem aflições, existe a possibilidade de facilidades nas ações imobiliárias.

Sol na casa V: Criatividade, necessidade de expressão, ano propício à individualidade, os filhos.

Sol na casa VI: Os objetivos próprios são deixados para trás em virtude do próximo, sacrifício e saúde. O Sol com maus aspectos nesta casa indica enfermidades ou diminuição da vitalidade.

Sol na casa VII: Relações conjugais ou sociais, risco de ser eclipsado pelo cônjuge ou ter um oponente muito fortalecido, esclarecimento de uma situação matrimonial ou de sociedade.

Sol na casa VIII: Ganhos de dinheiro, herança, judiciário, crescimento financeiro do cônjuge, não é bom para a saúde masculina. Experiências profundas que operam mudanças e regeneração. Riscos de perdas masculinas no seio familiar. Aumento de rendas e diminuição de dívidas.

Sol na casa IX: O mental tende a ampliar suas fronteiras e empreender estudos, pré disposição às viagens. Libertação pelo conhecimento.

Sol na casa X: Muitas ambições, os objetivos serão perseguidos com mais força do que o habitual. Posição muito favorável para se obter o que se deseja, honras, prêmios, gratificações, aumento do prestígio.

Sol na casa XI: Os amigos, projetos, associações, etc. terão muita importância durante o ano. Com bons aspectos indica a possibilidade de facilitações, caso contrário, poderão ocorrer enganos por parte das pessoas a quem depositamos confiança.

Sol na casa XII: Tendência a solidão e ao retiro. Obstáculos para estabelecer contato com as pessoas e sensibilidade muito acentuada principalmente nas questões mais trágicas. O Sol nesta casa pode “iluminar” alguns problemas de saúde no tocante à eliminação de toxinas por exemplo.







Xilogravura de Hans Sebald Beham, a partir de 1530.


A energia proveniente do Sol é a razão da vida na Terra.
A luz do Sol é utilizada pelas plantas para realizarem a fotossíntese,
o processo que transforma a água e o gás carbônico em açúcar em oxigênio.
O açúcar serve de alimento aos seres vivos
e o oxigênio é imprescindível para a respiração.
Além disso, a luz do Sol é importante para que os animais,
pela visão, possam explorar o ambiente,
procurando alimentos, abrigo, parceiro para a reprodução,
além de trazer o calor e a luz.
O Sol brilhante que nos conceda a sua energia para nossa vitalidade;
Que nos conceda sua claridade, para que
como a águia, possamos ver a sua luz;
Que nos conceda seu calor;
Aquecendo nossos corações;
Pois assim nós estamos e nos sentimos vivos!
Martha Cibelli


9 comentários:

  1. Aiolos de Sagitário..hehehe.. excelente referência.

    ResponderExcluir
  2. Martha tu fases o mapa e revolução solar? Atendimento presencial? Responder pelo e-mail patriciacarmonapaz@icloud.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, pergunte o que quiser, se eu souber, quando entrar aqui respondo. E não, não faço mapas há muitos anos. Fraternalmente.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, estou passada! Tenho sol na casa 8 e meu pai me abandonou quando eu tinha 7 meses e realmente minha infância não foi das melhores, além de eu ter o sol em quadratura com urano e netuno e eu tenho arritimia cardiaca e catarata. Tenho sol em escorpiao na casa 8 em conjunção com mercurio em libra e em sextil com marte em leao na casa 6.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, gratidão pela partilha desse conhecimento

    ResponderExcluir